quinta-feira, 7 de junho de 2012

Aniversário em clima de São João!!


     Junho já está dando os seus primeiros passinhos e com ele vem toda aquela energia boa das festas juninas, com muito forró pé de serra, comidinhas gostosas e um friozinho danado de bom! Êta nós! Rs

     Foi nesse clima do mês de junho que resolvemos festejar o aniversário da minha mãezinha com o tema: “Arraiá Dendicasa”, e hoje vou mostrar pra vocês, um pouco do resultado dessa festa divertidíssima, seguido de algumas dicas básicas para se fazer um bom aniversário com tema junino.

     Comecemos então pelos convites:

     Neste momento, não se avexe (rsrs) com a criação dos mesmos. O mais legal é abusar da criatividade e elaborar convites alegres e temáticos, informando aos convidados, o dia, local e horário da festa. Fica como opção e acho bem mais divertido, sugerir que os convidados marquem presença vestindo trajes típicos de festas juninas, contribuindo com um pouco mais de alegria e agregando autenticidade a festinha.




Convite em formato de bandeirola.




     E como toda boa festa junina, nada melhor do que um belo cardápio com comidas típicas dessa época:

-Canjica;
-Milho cozido;
-Bolo de aipim;
-Bolo de carimã;
-Bolo de tapioca;
-Bolo de milho;
-Amendoim cozido;
-Amendoim torrado;
-Cachorro quente;
-Espetinhos de churrasco;
-Rapadura;
-Pamonha;
-Paçoca;
-Cocada;
-Pipoca;
-Laranjas...

     Dentre outras opções que podem ser escolhidas de acordo com a tradição e o gosto do anfitrião da festa.

Bebidas:

-Quentão;
-Licores com sabores variados;
Vinho quente;



Para a torta principal optamos pelo sabor: ricota com cobertura de goiabada.



Cocadinhas






















        
Decoração:
     
     Abuse das bandeirinhas, dos balões coloridos, tecidos de chita. Pode-se criar também, pequenos cenários juninos com objetos artesanais, como por exemplo, espantalhos e chapéus de palha pendurados pela casa. Para quem gosta de imagens de santos, um Santo Antônio, S. João e S. Pedro cairiam muito bem.
      Para as mesas, toalhas xadrez e retalhos de juta são muito bem vindos. 









      Componha a mesa com enfeites temáticos, como: colherzinha de pau, jarrinhos, flores de crepom, cestas de madeira e palha, mini chapéus também de palha... É só deixar a criatividade fluir.






















Lembrancinhas feitas de coador de café e com desenhos pintados a mão. Uma fofura realizada pela minha irmã. Um dia desses pedirei para ela ensinar pra gente como se faz! 


No lugar das bandeirolas, optamos por colocar somente um varalzinho na sala com recortes de tecidos em formatos de blusas, meias e etc... rsrs





Brincadeiras e músicas:

     A pescaria, o correio elegante, cadeia, bingo, tiro ao alvo, dança da laranja, jogo das argolas são algumas sugestões que com toda certeza, alegrará a sua festa.

      Já para dançar, nada melhor do que uma boa música caipira! Aposte no forró, no sertanejo, no country e nas cantigas tradicionais de são joão.

     Se houver espaço, aproveite para organizar uma quadrilha! Fiz isso e é muito divertido! Rsrs



Dica:
     Tem um site bem legal que ensina receitas de comidas típicas juninas super variadas, além de dar dicas interessantíssimas sobre uma festa junina completa. Acessem o site:



     Bem...Depois de tudo prontinho, é só vestir a caipira e cair na dança rumo ao caminho da roça!! rs

Boa festa e até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário